“Após sofrerem um acidente em um bosque soturno, dois garotos de uma aldeia escondida tem a opção de seguirem vivendo. Contanto, que tenham um desejo atendido…
Josh, por gostar muito da infância, deseja ser uma criança para sempre. Já Friedrich, por ter outra visão da infância, deseja crescer e se tornar um grande homem.
A partir daí, Josh, que não muda mais um fiapo sequer, começa sua jornada à procura de seu amigo que partiu da aldeia em que moravam. Uma busca que se inicia às vésperas da Primeira Grande Guerra e que durará mais de cem anos, num mundo implacável com quem não acompanha suas mudanças.
Essa é a premissa de Um conto das maldições do Cervo Invernal, uma história sobre a inevitável passagem das coisas e a procura por aquilo que nunca mais será o mesmo. “
“Após sofrerem um acidente em um bosque soturno, dois garotos de uma aldeia escondida tem a opção de seguirem vivendo. Contanto, que tenham um desejo atendido…
Josh, por gostar muito da infância, deseja ser uma criança para sempre. Já Friedrich, por ter outra visão da infância, deseja crescer e se tornar um grande homem.
A partir daí, Josh, que não muda mais um fiapo sequer, começa sua jornada à procura de seu amigo que partiu da aldeia em que moravam. Uma busca que se inicia às vésperas da Primeira Grande Guerra e que durará mais de cem anos, num mundo implacável com quem não acompanha suas mudanças.
Essa é a premissa de Um conto das maldições do Cervo Invernal, uma história sobre a inevitável passagem das coisas e a procura por aquilo que nunca mais será o mesmo. “
“Após sofrerem um acidente em um bosque soturno, dois garotos de uma aldeia escondida tem a opção de seguirem vivendo. Contanto, que tenham um desejo atendido…
Josh, por gostar muito da infância, deseja ser uma criança para sempre. Já Friedrich, por ter outra visão da infância, deseja crescer e se tornar um grande homem.
A partir daí, Josh, que não muda mais um fiapo sequer, começa sua jornada à procura de seu amigo que partiu da aldeia em que moravam. Uma busca que se inicia às vésperas da Primeira Grande Guerra e que durará mais de cem anos, num mundo implacável com quem não acompanha suas mudanças.
Essa é a premissa de Um conto das maldições do Cervo Invernal, uma história sobre a inevitável passagem das coisas e a procura por aquilo que nunca mais será o mesmo. “
O livro é estruturado em 15 capítulos em que cada um deles, ao contar a busca de Josh por Friedrich, encerram em si uma série de enredos e arcos paralelos. Desta forma, a cada etapa, somos apresentados a personagens, lugares e situações que tanto desenvolvem-se e fecham seus arcos no próprio capítulo, quanto nos surpreendem com seu retorno ao longo da história.
O texto também usa o recurso de capítulos subtítulados, demarcando mudanças de cenários e situações. O que auxilia em uma percepção mais dinâmica do enredo e adequa-se bem na versão em formato e-book do livro. Essas subdivisões servem como um recurso que torna a leitura mais fluída e agradável por essa longa viagem, a qual parece curta ao terminarmos de ler.
O livro é estruturado em 15 capítulos em que cada um deles, ao contar a busca de Josh por Friedrich, encerram em si uma série de enredos e arcos paralelos. Desta forma, a cada etapa, somos apresentados a personagens, lugares e situações que tanto desenvolvem-se e fecham seus arcos no próprio capítulo, quanto nos surpreendem com seu retorno ao longo da história.
O texto também usa o recurso de capítulos subtítulados, demarcando mudanças de cenários e situações. O que auxilia em uma percepção mais dinâmica do enredo e adequa-se bem na versão em formato e-book do livro. Essas subdivisões servem como um recurso que torna a leitura mais fluída e agradável por essa longa viagem, a qual parece curta ao terminarmos de ler.
E a partir do terceiro capítulo, a história assume o estilo on the road, com a partida desenfreada de Josh em busca de Friedrich. Mas tudo isso é contato de uma forma na qual a passagem do tempo e a mudança de lugares é percebida por eventos de fundo sem que eles se tornem um “calendário descritivo”. Este é um dos méritos da estrutura dessa narrativa: que inicia suave como os primeiros momentos que temos ao andar em uma montanha-russa, mas que em seguida nos leva ao espanto, medo e contentamento.
E a partir do terceiro capítulo, a história assume o estilo on the road, com a partida desenfreada de Josh em busca de Friedrich. Mas tudo isso é contato de uma forma na qual a passagem do tempo e a mudança de lugares é percebida por eventos de fundo sem que eles se tornem um “calendário descritivo”. Este é um dos méritos da estrutura dessa narrativa: que inicia suave como os primeiros momentos que temos ao andar em uma montanha-russa, mas que em seguida nos leva ao espanto, medo e contentamento.
Um conto das maldições do Cervo Invernal, inicia relatando a vivência de dois garotos que moram em uma aldeia escondida fundada por retirantes e refugiados em um canto oculto da Europa às vésperas da Primeira Grande Guerra. O narrador, misterioso e dúbio, do qual pouco saberemos ao longo do romance, vai nos apresentar aos dois amigos enquanto eles estão sendo perseguidos por um dos seus vizinhos, após libertarem uma raposa que estava cativa em uma armadilha. Os dois meninos, Josh com nove e Friedrich com doze, se embrenham na misteriosa floresta que rodeia o vale da Aldeia de Retalhos. Nesta fase inicial, conhecemos as diferenças entre esses dois amigos, que tem experiências diferentes sobre a infância. O que fica evidente quando Friedrich sofre um duro castigo do pai ao saber sobre o transtorno causado ao vizinho por eles. Já Josh, nada sofre de castigos. E ele é percebido pelos pais com preocupação, pois não aparenta nenhum sinal de que deseja um dia amadurecer.
Um conto das maldições do Cervo Invernal, inicia relatando a vivência de dois garotos que moram em uma aldeia escondida fundada por retirantes e refugiados em um canto oculto da Europa às vésperas da Primeira Grande Guerra. O narrador, misterioso e dúbio, do qual pouco saberemos ao longo do romance, vai nos apresentar aos dois amigos enquanto eles estão sendo perseguidos por um dos seus vizinhos, após libertarem uma raposa que estava cativa em uma armadilha. Os dois meninos, Josh com nove e Friedrich com doze, se embrenham na misteriosa floresta que rodeia o vale da Aldeia de Retalhos. Nesta fase inicial, conhecemos as diferenças entre esses dois amigos, que tem experiências diferentes sobre a infância. O que fica evidente quando Friedrich sofre um duro castigo do pai ao saber sobre o transtorno causado ao vizinho por eles. Já Josh, nada sofre de castigos. E ele é percebido pelos pais com preocupação, pois não aparenta nenhum sinal de que deseja um dia amadurecer.
Alguns dias depois, após Josh sofrer com a indiferença do amigo que resolveu afastar-se dele devido aos resultados do incidente com a raposa, os dois vão se reunir novamente quando um evento marcante ocorre nos céus da aldeia: um triplano militar atingido em combate penetra no vale e desaparece na floresta do entorno. Floresta que, como o narrador nos conta, é evitada pelos moradores da aldeia que temem entre outras coisas, um grande e assustador cervo, que ao ser visto prenuncia invernos rigorosos e conflitos pelo mundo. Dentro da floresta, após refazerem sua velha amizade, os dois garotos encontram os destroços do triplano.
E é quando a narrativa torna-se brusca e obscura, com os dois sendo destroçados por uma explosão e acordando em um jardim rodeado por lápides, sendo recebidos por uma mulher que lhes oferece a oportunidade de retornarem para suas casas. Mas com a condição de que eles tenham seu maior desejo atendido. Sem hesitar, Friedrich escolhe se tornar um grande homem e nunca mais voltar a chorar. Enquanto Josh, deseja não crescer mais e ser uma criança para sempre. Neste trecho, após um diálogo enigmático entre a mulher e os garotos, e após atender aos desejos deles, ela transforma-se primeiro no fantástico Cervo Invernal, para desaparecer em um redemoinho de “vento e desespero”.
Alguns dias depois, após Josh sofrer com a indiferença do amigo que resolveu afastar-se dele devido aos resultados do incidente com a raposa, os dois vão se reunir novamente quando um evento marcante ocorre nos céus da aldeia: um triplano militar atingido em combate penetra no vale e desaparece na floresta do entorno. Floresta que, como o narrador nos conta, é evitada pelos moradores da aldeia que temem entre outras coisas, um grande e assustador cervo, que ao ser visto prenuncia invernos rigorosos e conflitos pelo mundo. Dentro da floresta, após refazerem sua velha amizade, os dois garotos encontram os destroços do triplano.
E é quando a narrativa torna-se brusca e obscura, com os dois sendo destroçados por uma explosão e acordando em um jardim rodeado por lápides, sendo recebidos por uma mulher que lhes oferece a oportunidade de retornarem para suas casas. Mas com a condição de que eles tenham seu maior desejo atendido. Sem hesitar, Friedrich escolhe se tornar um grande homem e nunca mais voltar a chorar. Enquanto Josh, deseja não crescer mais e ser uma criança para sempre. Neste trecho, após um diálogo enigmático entre a mulher e os garotos, e após atender aos desejos deles, ela transforma-se primeiro no fantástico Cervo Invernal, para desaparecer em um redemoinho de “vento e desespero”.
No capítulo dois, vamos nos deparar com os dois amigos já sendo afetados por suas escolhas, enquanto a aldeia em torno deles se aflige com as notícias de que a guerra se aproxima e de que é impossível continuar a se esconderem como vinham fazendo por tanto tempo. Josh, que a partir do encontro com o Cervo Invernal, deixou de mudar um fiapo sequer, percebe mudanças nas mais ínfimas coisas. Mas nada o surpreende mais do que as transformações que ocorreram com Friedrich: o antigo amigo de olhos chorões, se torna um adolescente frio, interessado no recrutamento militar e também na linda Aisha, uma garota que anteriormente fazia parte do trio de amigos formado com ele e Josh.
E Josh não compreende as novas inclinações e motivações do amigo, que torna-se forte, indiferente, aos poucos deixando de lembrar o bondoso amigo. Que talvez só fosse assim enquanto era fraco.
No capítulo dois, vamos nos deparar com os dois amigos já sendo afetados por suas escolhas, enquanto a aldeia em torno deles se aflige com as notícias de que a guerra se aproxima e de que é impossível continuar a se esconderem como vinham fazendo por tanto tempo. Josh, que a partir do encontro com o Cervo Invernal, deixou de mudar um fiapo sequer, percebe mudanças nas mais ínfimas coisas. Mas nada o surpreende mais do que as transformações que ocorreram com Friedrich: o antigo amigo de olhos chorões, se torna um adolescente frio, interessado no recrutamento militar e também na linda Aisha, uma garota que anteriormente fazia parte do trio de amigos formado com ele e Josh.
E Josh não compreende as novas inclinações e motivações do amigo, que torna-se forte, indiferente, aos poucos deixando de lembrar o bondoso amigo. Que talvez só fosse assim enquanto era fraco.
O pano de fundo deste capítulo é o desespero dos pais de Josh em relação a falta de crescimento do filho e a perspectiva de terem de deixar a aldeia, já que os seus habitantes iniciaram um êxodo. Também demarca as transformações de Friedrich, que primeiro causam orgulho e depois temor ao seu rigoroso pai e aos amedrontados irmãos.
E este capítulo/episódio, vai terminar de forma angustiante, quando ao partir da aldeia junto com sua família após a morte da mãe, Josh decide abandoná-los e ir em busca de Friedrich, que seguiu para a guerra com um grupo de recrutadores. O fim do capítulo termina com o diálogo entre Josh e o mercador de bugigangas, um visitante misterioso e ocasional da Aldeia de Retalhos, o qual explica para ele onde podem ser encontrados os “grandes homens” e soldados.
O pano de fundo deste capítulo é o desespero dos pais de Josh em relação a falta de crescimento do filho e a perspectiva de terem de deixar a aldeia, já que os seus habitantes iniciaram um êxodo. Também demarca as transformações de Friedrich, que primeiro causam orgulho e depois temor ao seu rigoroso pai e aos amedrontados irmãos.
E este capítulo/episódio, vai terminar de forma angustiante, quando ao partir da aldeia junto com sua família após a morte da mãe, Josh decide abandoná-los e ir em busca de Friedrich, que seguiu para a guerra com um grupo de recrutadores. O fim do capítulo termina com o diálogo entre Josh e o mercador de bugigangas, um visitante misterioso e ocasional da Aldeia de Retalhos, o qual explica para ele onde podem ser encontrados os “grandes homens” e soldados.
“- Para onde vão os soldados? Ou um grande homem?
Teria perguntado Josh a ele, em um dos caminhos tortuosos que desciam do vale da aldeia.
– Soldados? Ou um grande homem? Bem, quanto aos soldados, estes você encontra com mais facilidade nos quartéis, ou nas guerras. Quanto aos grandes homens, estes não gostam de lugares pequenos, como vilas e aldeias. Eles as acham enfadonhas e sem oportunidades. Então talvez seja melhor procurar em grandes cidades. Por outro lado, eles também gostam de guerras. Mas geralmente as apreciam à distância, ou só permanecem nelas pelo tempo suficiente que lhes favorecer.
– E onde é a guerra?
– Por todos os cantos, garoto. E não precisa procurá-la. Ela vai encontrá-lo.”
“- Para onde vão os soldados? Ou um grande homem?
Teria perguntado Josh a ele, em um dos caminhos tortuosos que desciam do vale da aldeia.
– Soldados? Ou um grande homem? Bem, quanto aos soldados, estes você encontra com mais facilidade nos quartéis, ou nas guerras. Quanto aos grandes homens, estes não gostam de lugares pequenos, como vilas e aldeias. Eles as acham enfadonhas e sem oportunidades. Então talvez seja melhor procurar em grandes cidades. Por outro lado, eles também gostam de guerras. Mas geralmente as apreciam à distância, ou só permanecem nelas pelo tempo suficiente que lhes favorecer.
– E onde é a guerra?
– Por todos os cantos, garoto. E não precisa procurá-la. Ela vai encontrá-lo.”
A partir do capítulo três a busca de Josh se desenrola no estilo on the road, com inúmeras passagens de tempo e lugares, que como já foi mencionado antes, são referenciados na história por eventos de fundo, sem o recurso de uma descrição expositiva sobre datas e locais. Afinal, como o próprio narrador se desculpa, ele foi auxiliado ao contar essa história por ratos, pombos e corujas, que pouco sabem como os homens dividem o tempo e as coisas. E sem mais spoilers, a partir desse ponto o leitor passa a acompanhar os desencontros, frustrações, surpresas e todo o tipo de acontecimento junto com Josh. Numa viagem que ora nos mostra eventos absurdos e fantasiosos. E em outros, nos remete a uma queda à realidade, sem frustrar a tentativa de nos entreter e refletir.
A partir do capítulo três a busca de Josh se desenrola no estilo on the road, com inúmeras passagens de tempo e lugares, que como já foi mencionado antes, são referenciados na história por eventos de fundo, sem o recurso de uma descrição expositiva sobre datas e locais. Afinal, como o próprio narrador se desculpa, ele foi auxiliado ao contar essa história por ratos, pombos e corujas, que pouco sabem como os homens dividem o tempo e as coisas. E sem mais spoilers, a partir desse ponto o leitor passa a acompanhar os desencontros, frustrações, surpresas e todo o tipo de acontecimento junto com Josh. Numa viagem que ora nos mostra eventos absurdos e fantasiosos. E em outros, nos remete a uma queda à realidade, sem frustrar a tentativa de nos entreter e refletir.